sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Militares estaduais não vão ser mais obrigados a depor na Justiça durante suas férias



Decisão tomada pelo corregedor Geral do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, desobriga os policiais militares capixabas a comparecerem em Juízo para depor durante o período de suas férias.

A decisão atende a uma antiga reivindicação dos militares estaduais. Eles são sempre intimados a depor na Justiça para corroborar com as ocorrências em que participam. Por isso, são obrigados a comparecer a qualquer tribunal quando são intimados, mesmo quando estavam de férias. Se não comparecessem, eram punidos até com Processo Administrativo (PAD).

Em  recente decisão, o desembargador Sérgio Gama entende que os militares estaduais não devem mais ser intimados quando estiverem de férias e, assim, caberá aos juízes marcarem nova data para depoimento:

"Portanto, em razão da importância do depoimento dos policiais militares na atividade de convencimento de busca da verdade material para deslinde da situação fática, eventual prejuízo ao planejamento de suas férias, deve ser informado ao magistrado, apenas para que redesigne o seu depoimento", determina o corregedor geral da Justiça.

"Diante do exposto, respondo positivamente a consulta, afirmando que o comparecimento às audiências, tanto na esfera cível como na esfera criminal, não prejudica o planejamento das férias dos Policiais Militares, podendo peticionar ao Juiz competente para, como visto, redesignar as respectivas oitivas, nos termos do artigo 225 do CPP ou 336, parágrafo único, do CPC", prosseguiu o desembargador Sérgio Gama, que concluiu:

"Dê-se ciência ao Corregedor da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, mediante cópia da presente decisão".
SOLDADO VASCONCELLOS: Até que fim que o corregedor Geral do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, desobriga que  policiais militares capixabas vão as audiências nas férias.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Governo anuncia abono de 700 reais para todos os servidores estaduais



O Governo do Estado do Espírito Santo, através da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), informa que vai conceder um abono salarial linear no valor de R$ 700,00 para todos os servidores da administração direta e indireta do Estado.A mensagem será enviada à Assembléia Legislativa e após aprovação, os recursos estarão disponíveis antes do Natal. Todos os 84.924 servidores públicos aposentados, pensionistas e da ativa terão direito ao benefício. O impacto no Tesouro Estadual será de R$ 62,7 milhões.

Trata-se de um reconhecimento ao empenho e à eficiência da máquina pública estadual, que superou as metas estabelecidas para a execução do Orçamento em 2011. Com um novo planejamento o Governo do Espírito Santo vai ultrapassar a marca de 1 bilhão de reais em investimentos realizados ao longo deste ano.
Recursos que foram aplicados em áreas como saúde, educação, segurança, habitação e saneamento, e que estão gerando novas e melhores oportunidades de desenvolvimento para o estado e de crescimento humano, social e profissional para os capixabas de todas as regiões.
(Com informações do site WWW.es.gov.br)
 Sd VASCONCELLOS: Até que fim uma notícia boa. Poderia ser melhor. Concorda?
 

ACS/PMBM/ES pede ao Comando Geral da PM abertura de mais 65 vagas no CHS/2011



A Diretoria da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS/PMBM/ES) pediu ao Comando Geral da Polícia Militar a abertura de mais 65 vagas no Curso de Habilitação de Sargentos (CHS/2011).


Há uma semana, a ACS/ES havia enviado Requerimento Administrativo ao comandante geral da PMES, coronel Ronalt Willian, solicitando que o número de vagas para o CHS/2011 passasse de 111 para 165.

Na terça-feira (22/11), o presidente da ACS/ES, Jean Ramalho, encaminhou novo Requerimento Administrativo ao Comando Geral da PMES reivindicando que o número de vagas aumentasse em mais 11, passando, então, de 165 para 176. Os dois requerimentos estão sendo analisados pelo Comando Geral da PM.

Leia abaixo o novo Requerimento Administrativo enviado ao Comando Geral da PMES pela ACS/PMBM/ES:



quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Presidente da ACS/ES agradece ao governador pelo diálogo aberto com as entidades de classe dos militares estaduais


O governador Renato Casagrande; seu vice, Givaldo Vieira; secretários de Estado e comandantes gerais da PM e do Corpo de Bombeiros ao lado de lideranças dos militares estaduais no Palácio Anchieta (Foto: Sylair Pedra)

O presidente da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo, Jean Ramalho, participou de um café da manhã, nesta quarta-feira (16/11), no Palácio Anchieta, em que parabenizou o governador Renato Casagrande (PSB) pelo diálogo aberto com as entidades de classe dos militares estaduais na discussão de suas reivindicações.


Os comandantes gerais da Polícia Militar e do Bombeiro Militar, respectivamente os coronéis Ronalt Willian e Fronzio Calheira Mota, e os deputados estaduais Josias Da Vitória e Henrique Vargas também participaram do café da manhã.

No encontro, Casagrande garantiu aos representantes de classe dos militares estaduais que as propostas de melhorias no PM e no Corpo de Bombeiros, apresentadas pelas entidades, estão senão analisados com carinho pelo governo do Estado.

“Foi uma reunião bastante proveitosa, em que agradecemos e parabenizamos o senhor governador do Estado pela maneira elegante e democrática com que ele vem conduzindo as discussões em torno de nossas reivindicações”, disse Jean Ramalho.

Além do presidente da ACS/PMBM/ES, compareceram ao café da manhã representantes de demais entidades de classe dos militares, como a Aspomires, Adhuccop, Asses, ABMES e Asssomes.

Pelo lado do governo, além de Renato Casagrande, estavam presentes o vice-governador Givaldo Vieira (PT); os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff; de Ações Estratégicas, André Garcia; da Casa Militar, coronel Hélvio Andrade; e o subsecretário da Casa Civil, Sargento Valter.

Ao final do café, os presidentes da Assomes e da ACS/ES, coronel Serpa e Jean Ramalho, respectivamente,  entregaram a Renato Casagrande uma caneta Mont Blanc, uma camisa do Botafogo – clube de coração do governador – e uma placa com o timbre de todas as entidades de classe dos militares estaduais.
Fonte: ACSPMBMES


Soldado Vasconcellos: O governador Renato Casagrande falou que a polícia militar e a civis é de grande importância para a sociedade capixaba. Participaram do evento os conselheiros, o Sd Vasconcellos, Sd Wagner, Sd Ailton e Sd Kenio.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo corre o risco de fechar as portas, alerta diretor de Saúde da PM



“Se o efetivo o Hospital da Polícia Militar (HPM) não for recomposto imediatamente, nosso Pronto Atendimento, o Centro Cirúrgico e o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) poderão fechar a qualquer momento”. O alerta, em tom de desabafo, foi dado nesta segunda-feira (14/11) pelo próprio diretor de Saúde da Polícia Militar do Espírito Santo, o coronel-médico Jorgean Grego Gonçalves.

O oficial informou que, atualmente, o HPM tem 37 médicos, mas a carência é de 71 profissionais. O que preocupa é que o governo do Estado vem a cada ano aumentando os efetivos dos quadros de militares combatentes da PM e do Corpo de Bombeiros, mas não realiza concurso específico para a área de saúde. 

Há carência também de profissionais da área de enfermagem. Segundo o coronel-médico Jorgean Gonçalves, há tempos ele vem alertando o governo sobre o risco de fechamento de unidades do HPM. Os atuais 37 médicos do HPM trabalham no atendimento de consulta, pronto socorro (PA), Centro Cirúrgico, CTI e internação.

"Nossos profissionais estão se aposentado e alguns ficando doentes. Não está ocorrendo reposição de profissionais da área médica. Depois de fecharmos o PA, Centro Cirúrgico e o CTI, certamente seremos obrigados a fechar o setor de internação", lamentou o diretor de Saúde da PM.

O HPM está há 16 anos sem concurso. Os militares lotados no hospital estão há 16 anos sem promoção. Recentemente, o coronel-médico Jorgean Grego Gonçalves entregou um anteprojeto ao governador Renato Casagrande, ao secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Henrique Herkenhoff, e à Assembleia Legislativa, propondo uma reestruturação de toda Diretoria de Saúde da PMES.

A DS da PM engloba cinco centros: HPM, Policlínica, Farmacêutico/Bioquímico, Odontológico e Apoio Administrativo. Todos esses setores se reportam ao diretor de Saúde e estão instalados em Bento Ferreira, no mesmo complexo onde fica o HPM.

Mais de 50 mil pessoas, entre policiais da ativa, da reserva e seus dependentes, são usuários do HPM:

"Estamos há 20 anos sem investimento na Diretoria de Saúde da PM. No dia 2 de setembro, quando comemoramos os 19 anos do HPM, fiz um discurso na presença dos secretários da Casa Civil, Luiz Ciciliotti, e da Segurança, Henrique Herkenhoff, em que falei o seguinte: 'Não se pode falar em combate à violência se o próprio Estado está armando neuróticos, ansiosos, ou mesmo policiais com problemas físicos, que se precipitam em realizar o disparo de uma arma para não correr o risco de um confronto corporal. Não se pode falar em combate à violência se o próprio Estado usa de violência contra seus órgãos de segurança, ao não ter ações voltadas para a Medicina do Trabalho e prevenção contra acidentes em serviços", afirmou o diretor de Saúde da PM.

"Depois que fiz esse alerta, já tivemos tragédias provocadas por policiais: um sargento que matou a ex-esposa; um soldado de 25 anos que matou a mãe e depois se suicidou, em Alegre; e o soldado que matou um caminhoneiro após um acidente de trânsito, na Serra", lembrou o coronel Jorgean Gonçalves.

"Mesmo com esses fatos, tem gente no governo que acha que a saúde do militar é um direito de classe. Na verdade, cuidar da saúde do militar é um direito da população", ensina o médico e também coronel Jorgean Gonçalves, que indaga:

"Será que esses militares não estavam doentes? Até que ponto não existe responsabilidade do Estado em estar assistindo melhor seu profissional no quesito de saúde, considerando o alto estresse inerente à atividade do policial?"

Ele informou ainda que o estatuto do Sistema Único de Saúde (SUS) deixa claro que as despesas com a saúde do policial e bombeiro militar não podem ser incluídas dentro dos 12% que os governos estaduais obrigatoriamente têm que gastar com a saúde pública, mas o governo capixaba, segundo Jorgean Gonçalves, inclui os gastos com os militares dentro do desse índice.   

Se o HPM fechar, os policiais militares que precisarem de atendimento médico - quando ficarem doentes ou sofrerem acidente em serviço - terão que recorrer aos demais hospitais da rede pública ou a hospitais particulares, para os casos daqueles que têm plano de saúde. 

O coronel-médico Jorgean Gonçalves usa o exemplo do Estado do Rio de Janeiro como positivo quando o assunto é investimento na saúde do militar  Ele lembra que o governador Sérgio Cabral, ao se sentir mal recentemente, ficou internado em um dos dois hospitais da PM fluminense. "O governo carioca já está construindo um terceiro hospital militar", disse Jorgean Gonçalves.

Uma outra situação grave no Espírito Santo. Embora o Comando Geral da Polícia Militar tenha garantido, no dia 9 deste mês - um dia depois do episódio em que o soldado Saulo Oliveira de Souza matou o caminhoneiro Antônio Rodrigues a tiros, durante discussão de trânsito -, que os militares são submetidos regularmente a avaliação psicológica, a situação não é bem assim:

"A lei diz que todo policial que se envolva numa operação com morte - não importa se a vítima seja militar ou civil - tem que passar por uma avaliação psicológica. No Espírito Santo, sequer há psicólogos nos quadros da PM. Temos, hoje, apenas um psicólogo, que é um servidor civil, que está lotado no HPM", disse o coronel-médico Jorgean Gonçalves.

"Hoje, o policial que se envolve em algum delito sofre a correição criminal, que é feita pela Corregedoria. Não há uma correição da sua saúde", lamenta Jorgean Gonçalves.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

FESTA DOS MOTOCICLISTA EM NOVA ALMEIDA, SERRA, ES

BLOG DO HILTINHO VASCONCELLOS, 05 DE NOVEMBRO DE 2011.


O 1º ENCONTRO DE MOTOCICLISTAS CONTOU COM PARTICIPAÇÃO DE MAIS 4000 MOTOCICLISTAS, VISITANTES E PRINCIPALMENTE MORADORES DE NOVA ALMEIDA. OS ORGANIZADORES FICARAM POR CONTA DO CHURRASCO, ONDE DISTRIBUIU PARA AS PESSOAS QUE VISITARAM O EVENTO. TIVEMOS AINDA, 5 BANDAS QUE MOVIMENTARAM A FESTA QUE COMEÇOU ÀS 12:00 E FOI ATÉ ZERO HORAS.




VEJA O VIDEO DO SÉCULO ENTRE VIDIGAL X AUDIFAX