segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O que é um policial militar?



BLOG DO HILTINHO VASCONCELLOS

Policiais são humanos (acredite se quiser!) como o resto de nós. Eles vêm em ambos os gêneros, mas na maioria das vezes são do sexo masculino. Eles também vêm em vários tamanhos. Na realidade, depende se você estiver à procura de um deles ou tentando se esconder ou algo deles.
Policiais dão palestras, fazem partos e entregam más notícias. Exige-se que eles tenham a sabedoria de Salomão, a disposição de um cavalo corredor e músculos de aço - muitas vezes são até acusados de terem o coração fundido no mesmo metal.


O Policial Militar é aquele que engole a saliva a grandes penas, anuncia o falecimento de um ente querido e passa o resto do dia se perguntando porque, oh Deus, foi escolher esta porcaria de trabalho.

Na TV, o PM é um idiota que não conseguiria encontrar um elefante numa geladeira. Na vida real, espera-se dele que encontre um menininho loiro, "mais ou menos desta altura", numa multidão de quinhentas mil pessoas e que fica se escondendo da polícia porque seus pais o ensinaram a ter medo como forma de educá-lo.

Na ficção, ele recebe ajuda de detetives particulares, repórteres e de testemunhas "eu sei quem foi". Na vida real, quase tudo que ele recebe do povo é "eu não vi absolutamente nada" ou "não quero me envolver".

Quando lhe dá uma ordem dura, para proteger sua vida, ele é grosso. Se ele te soltar com uma palavra gentil, é uma mocinha e merece ser afrontado!!!     Para as crianças, ele é um amigo, para outras, um monstro, dependendo do caráter e/ou opinião que têm seus pais a respeito da Polícia.

Ele "vira a noite", dobra escalas e trabalha aos sábados, domingos e feriados; sempre o chateia muito quando um engraçadinho vem lhe dizer "epa, este fim de semana é (Carnaval, Semana Santa, Natal, Ano Novo,...), estou à toa, vamos à praia", estas são as épocas do ano em que eles mais trabalham.

O policial é como aquele menininho que, quando é bom, é muito, muito bom. Mas quando é mau, é abominável. Quando um policial é bom, dizem que ele "é pago para isso". Quando comete um erro "é um despreparado ou corrupto e isso vale para todos os outros da raça dele".

Quando atira num assaltante, é um herói, exceto quando o assaltante é um parente, amigo ou jovem demais... Pois então mereceria uma segunda chance, quem sabe, para aperfeiçoar sua índole criminosa e destruir a vida (das piores maneiras possíveis) de alguém, ou mesmo de um policial...

Muitos têm casas, algumas cobertas de plantas, e quase todas cobertas de dívidas. Se ele dirigir um carro de luxo, dizem que é ladrão. Se for um carro popular, "quem ele pensa que está enganando?" O crédito dele é bom, o que ajuda bastante porque o salário não é. Policiais educam muitos filhos, inclusive, os filhos dos outros.

Um policial vê mais sofrimento, sangue, problemas e alvoradas que qualquer outra pessoa. Como os carteiros, os policiais têm que estar trabalhando independente das condições do tempo. O uniforme muda de acordo com o clima, mas a maneira de ver a vida permanece a mesma. Na maioria das vezes é entristecida, mas no fundo, esperando um mundo melhor.

Policiais gostam de folgas, férias e café (aquele cafezinho que você a toda hora toma em seu escritório, fábrica ou setor para reanimar, mas que quando vê um policial tomando em uma padaria, o chama de vagabundo). Eles não gostam de buzinas, brigas familiares, defensores de bandidos e principalmente autores de cartas anônimas. Eles têm sindicatos e cooperativas, mas não direitos de cidadão, entre eles FGTS, adicional noturno, vale-transporte, cesta básica ou seguro-desemprego, e não podem fazer greve.

Têm que ser imparciais, educados e sempre devem lembrar do slogan "a seu serviço", mas não se lembram de seu baixo soldo...

Às vezes é difícil, especialmente quando um indivíduo pouco esclarecido diz, "eu pago impostos, portanto pago seu salário", sem saber que o policial não é isento de impostos... portanto, ele também paga seu próprio salário.

Policiais recebem elogios por salvar vidas, evitar distúrbios, e trocar tiros com bandidos (de vez em quando sua viúva ou sua mãe, recebem o elogio!).

Mas algumas vezes, o momento mais recompensador é quando, após atender a um cidadão, ele sente o caloroso aperto de mão, olha nos olhos cheios de gratidão e ouve, "obrigado e que Deus te abençoe".

(Mensagem difundida na internet e enviada a este site pelo coronel reformado João Nascimento Reis, que já foi comandante geral do Corpo de Bombeiros)

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Indicações parlamentares permitem mais seis escalas extras na PM e no CBM, promoção automática de soldados a cabo com 15 anos de serviço e aumento do QOA na PMES




comissao
O secretário Heráclito Júnior presidiu a reunião com representantes das entidades de classe dos militares estaduais e o deputado Da Vitória

A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa acaba de concluir três indicações parlamentares que vão ser encaminhadas ao governador Renato Casagrande. Uma das indicações cria a Indenização Suplementar de Escala Operacional para os Militares Estaduais, que vai permitir aos policiais e bombeiros militares do Espírito Santo realizarem mais seis escalas extras por mês.


Outra indicação vai promover, automaticamente, o soldado a cabo após 15 anos de atividade. E a terceira indicação parlamentar prevê aumento nos Quadros de Oficiais Administrativos da PMES.

Antes da conclusão das três indicações, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Pereira Júnior, se reuniu com o deputado estadual Josias Da Vitória (PDT), um dos integrantes da Comissão de Segurança, e com os presidentes da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS/PMBM/ES), Jean Ramalho, e da Associação de Subtenentes e Sargentos, subtenente Araújo.

Da Vitória e Ramalho saíram otimistas do encontro:

“Mostramos ao secretário da Seger (Heráclito Pereira Júnior)  a importância das três indicações parlamentares na vida dos militares estaduais e, mais ainda, na melhoria da segurança pública do Estado. Quem ler atentamente as justificativas das indicações, verá que nossa preocupação é garantir, acima de tudo, uma segurança pública mais eficiente para a população”, disse o deputado Da Vitória.

“Todos nós trabalhamos com afinco na elaboração das indicações e esperamos que elas sejam aprovadas”, completou Jean Ramalho.

As três indicações serão encaminhadas ao governador Casagrande, que pedirá respaldo jurídico e técnico do secretário de Estado da Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do secretário de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Pereira Júnior.

Tendo resposta positiva das três secretárias, Renato Casagrande transforma as indicações em projetos de lei,que voltam à Assembleia Legislativa para apreciação e votação dos deputados.

Na próxima segunda-feira (31/10), Heráclito Júnior se reunirá com Herkenhoff para mostrar ao secretário da Segurança todos os detalhes das indicações e seus impactos na polícia.

O presidente da ACS/ES, Jean Ramalho, informou que a Indenização Suplementar de Escala Operacional, elaborada pelos deputados que compõem a Comissão de Segurança, caso seja transformada em lei, vai se juntar às escalas ordinárias e às escalas especiais feitas hoje por policiais e bombeiros militares.

A lei atual permite aos militares fazerem até quatro escalas especiais por mês. Já a indicação suplementar permitirá mais seis escalas mensais, totalizando 10 escalas em 30 dias. Todas as escalas serão remuneradas.

As escalas especiais são programadas dentro de cada batalhão ou companhia. Já pela indenização suplementar a própria Sesp poderá elaborar as escalas suplementares de acordo com as necessidades de policiamento, levando em consideração o Mapa do Crime que é feito pela polícia.

Atualmente, segundo a justificativa da Comissão de Segurança, 6.910 militares concorrem a escalas extras, mas a proposta objetiva a implantação de outra modalidade de escala.

“O projeto em tela abre uma perspectiva inovadora, de ampliarmos somente na PMES 41.460 escalas, que poderão ser direcionadas em todo o Estado, observando sempre o contexto da criminalidade e o chamado MAPA DO CRIME. Este número de escalas somente seriam atingidas com a contratação imediata de mais de 3.500 militares”, explicam os deputados na justificativa.


PROMOÇÃO

No dia 1° de março deste ano, o deputado Da Vitória já havia protocolado uma indicação parlamentar que previa que o policial militar que não conseguiu ser promovido a cabo pela Lei Complementar 467/2008 até completar 15 anos será enviado ao Curso de Habilitação para Cabos (CHC) da Polícia Militar e do Bombeiro Militar do Espírito Santo automaticamente.

O governador Renato Casagrande gostou da indicação, mas devolveu o pleito ao gabinete do deputado para que fossem realizados estudos de impacto financeiro.

Agora, Da Vitória e os demais deputados da Comissão de Segurança elaboraram outra indicação, mantendo a ideia inicial, que é a de criar condições especiais de promoção dos soldados a cabos.

Atualmente, para ser promovido, um soldado tem que fazer o Curso de Habilitação de Cabos (CHC) dentro dos quesitos merecimento e antiguidade. Com a nova proposta, após 15 anos de atividade, ele irá a cabo. No Rio de Janeiro, a PM promove o soldado, sem necessidade de se submeter ao CHC, com oito anos de serviço.

As três indicações parlamentares, com todos seus artigos e justificativas, estão nos seguintes links: Condições Especiais de Promoção de SoldadosIndenização de Escalas EspeciaisAumento no QOC e QOA
A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa acaba de concluir três indicações parlamentares que vão ser encaminhadas ao governador Renato Casagrande. Uma das indicações cria a Indenização Suplementar de Escala Operacional para os Militares Estaduais, que vai permitir aos policiais e bombeiros militares do Espírito Santo realizarem mais seis escalas extras por mês.


Outra indicação vai promover, automaticamente, o soldado a cabo após 15 anos de atividade. E a terceira indicação parlamentar prevê aumento nos Quadros de Oficiais Administrativos da PMES.

Antes da conclusão das três indicações, o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Pereira Júnior, se reuniu com o deputado estadual Josias Da Vitória (PDT), um dos integrantes da Comissão de Segurança, e com os presidentes da Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Estado do Espírito Santo (ACS/PMBM/ES), Jean Ramalho, e da Associação de Subtenentes e Sargentos, subtenente Araújo.

Da Vitória e Ramalho saíram otimistas do encontro:

“Mostramos ao secretário da Seger (Heráclito Pereira Júnior)  a importância das três indicações parlamentares na vida dos militares estaduais e, mais ainda, na melhoria da segurança pública do Estado. Quem ler atentamente as justificativas das indicações, verá que nossa preocupação é garantir, acima de tudo, uma segurança pública mais eficiente para a população”, disse o deputado Da Vitória.

“Todos nós trabalhamos com afinco na elaboração das indicações e esperamos que elas sejam aprovadas”, completou Jean Ramalho.

As três indicações serão encaminhadas ao governador Casagrande, que pedirá respaldo jurídico e técnico do secretário de Estado da Segurança Pública, Henrique Herkenhoff, da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e do secretário de Gestão e Recursos Humanos, Heráclito Pereira Júnior.

Tendo resposta positiva das três secretárias, Renato Casagrande transforma as indicações em projetos de lei,que voltam à Assembleia Legislativa para apreciação e votação dos deputados.

Na próxima segunda-feira (31/10), Heráclito Júnior se reunirá com Herkenhoff para mostrar ao secretário da Segurança todos os detalhes das indicações e seus impactos na polícia.

O presidente da ACS/ES, Jean Ramalho, informou que a Indenização Suplementar de Escala Operacional, elaborada pelos deputados que compõem a Comissão de Segurança, caso seja transformada em lei, vai se juntar às escalas ordinárias e às escalas especiais feitas hoje por policiais e bombeiros militares.

A lei atual permite aos militares fazerem até quatro escalas especiais por mês. Já a indicação suplementar permitirá mais seis escalas mensais, totalizando 10 escalas em 30 dias. Todas as escalas serão remuneradas.

As escalas especiais são programadas dentro de cada batalhão ou companhia. Já pela indenização suplementar a própria Sesp poderá elaborar as escalas suplementares de acordo com as necessidades de policiamento, levando em consideração o Mapa do Crime que é feito pela polícia.

Atualmente, segundo a justificativa da Comissão de Segurança, 6.910 militares concorrem a escalas extras, mas a proposta objetiva a implantação de outra modalidade de escala.

“O projeto em tela abre uma perspectiva inovadora, de ampliarmos somente na PMES 41.460 escalas, que poderão ser direcionadas em todo o Estado, observando sempre o contexto da criminalidade e o chamado MAPA DO CRIME. Este número de escalas somente seriam atingidas com a contratação imediata de mais de 3.500 militares”, explicam os deputados na justificativa.


PROMOÇÃO

No dia 1° de março deste ano, o deputado Da Vitória já havia protocolado uma indicação parlamentar que previa que o policial militar que não conseguiu ser promovido a cabo pela Lei Complementar 467/2008 até completar 15 anos será enviado ao Curso de Habilitação para Cabos (CHC) da Polícia Militar e do Bombeiro Militar do Espírito Santo automaticamente.

O governador Renato Casagrande gostou da indicação, mas devolveu o pleito ao gabinete do deputado para que fossem realizados estudos de impacto financeiro.

Agora, Da Vitória e os demais deputados da Comissão de Segurança elaboraram outra indicação, mantendo a ideia inicial, que é a de criar condições especiais de promoção dos soldados a cabos.

Atualmente, para ser promovido, um soldado tem que fazer o Curso de Habilitação de Cabos (CHC) dentro dos quesitos merecimento e antiguidade. Com a nova proposta, após 15 anos de atividade, ele irá a cabo. No Rio de Janeiro, a PM promove o soldado, sem necessidade de se submeter ao CHC, com oito anos de serviço.

As três indicações parlamentares, com todos seus artigos e justificativas, estão nos seguintes links: Condições Especiais de Promoção de SoldadosIndenização de Escalas EspeciaisAumento no QOC e QOA.

Fonte: ACSPMBMES

BLOG DO HILTINHO VASCONCELLOS

Fala VASCONCELLOS: Será que vamos ter vitória nesta politica da promoção de 15 anos. Texto mudou ontem, e vou continuar lutando até ser aprovado o projeto indicativo de nº 725/2011. 

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mudança vai reduzir crime nas ruas, diz associação

A mudança na escala dos policiais militares, que vai dar mais um dia de folga à categoria e a possibilidade de trabalhar em seis escalas especiais (um tipo de hora extra), vai deixar a categoria mais motivada. É o que alega a Associação de Cabos e Soldados. Para o presidente da entidade, cabo Jean Ramalho Andrade, além de ter mais um dia para cumprir as escalas especiais, a polícia poderá se dividir em mais equipes, atuando assim em outros locais. “Será um equilíbrio entre as necessidades da corporação e da sociedade. Os policiais sempre querem trabalhar mais, mas também querem receber”, explicou. O presidente da associação ressaltou ainda que, ao receber a notí- cia sobre a mudança da escala, que foi publicada quinta-feira no Boletim do Comando Geral da PM, os policiais ficaram satisfeitos, pois a medida já era uma reivindicação da categoria. “Isso vai motivar a tropa. Sempre cumprimos a carga horária de 40 horas semanais, nunca a desrespeitamos. E agora vamos trabalhar de forma mais ló- gica e racional”, complementou. O diretor da associação, Flávio Gava, reforçou ainda que a mudança na escala vai melhorar a vida de policiais que precisam ir a fóruns prestar depoimento sobre a prisão de criminosos. “Muitos passam até seis horas em um fórum para depor, mesmo se estiverem de folga, e não recebem nada por isso”, comentou Gava. “ Isso vai motivar a tropa. Sempre cumprimos a carga de 40 horas, nunca a desrespeitamos Cabo Jean Ramalho, presidente Fonte: Jornal A tribuna